Cidadãos sénior e burlas
Os alvos mais frequentes dos burlões costumam ser os nossos concidadãos mais idosos. Quer no caso de burlas cujo contacto é telefónico, quer se trate dos famosos vendedores porta a porta, há algumas características desta camada da população que os tornam alvos mais aliciantes neste tipo de esquemas. O que importa perguntar-mo-nos é muito simples: o que pode ser feito para minimizar as hipóteses de este tipo de burlas serem bem sucedidas?

Porquê os idosos?
Os cidadãos mais idosos, sobretudo aqueles que já estão aposentados, apresentam algumas características que os tornam alvos mais apetecíveis para todo o tipo de burlas. Em primeiro lugar, normalmente, conseguiram acumular algum dinheiro, uma vez que já acumularam décadas como trabalhadores. Quer através de poupanças que tenham conseguido amealhar, quer disponham de uma boa reforma, é bem provável que um idoso tenha quase sempre dinheiro à sua disposição. Se nos colocarmos no lugar do burlão, será fácil perceber, por exemplo, que ele multiplica as hipóteses de ter êxito, comparativamente a um jovem adulto no início da sua vida activa. Por outro lado, e sobretudo em tudo o que esteja mais relacionado com tecnologias, muitas vezes os cidadãos idosos estão menos informados. Muitas vezes, o mesmo aplica-se em relação aos hábitos de consumo. Por ser menos frequente um idoso fazer certo tipo de compras, é normal que acabe por se tornar algo desactualizado relativamente ao modo como este tipo de processos se desenvolvem hoje em dia. Um último aspecto, e porventura o mais importante dos três, tem a ver com o facto de os idosos estarem ainda habituados a um estilo de vida mais comunitário. Isto implica, normalmente, que serão menos desconfiados em relação a outras pessoas do que um jovem que habite numa grande cidade, por exemplo. Normalmente, é exactamente esta vulnerabilidade que os burlões costumam tentar explorar. Um dos comportamentos mais comuns envolvidos numa burla é o conquistar da confiança da vítima por parte do burlão. Este procedimento é comum, tanto nas burlas através do telefone, como nas burlas perpetradas por vendedores porta a porta. Assim que o burlão
Evite as burlas - precauções a tomar
A melhor forma de garantir que os seus familiares mais idosos não serão burlados é mantê-los informados acerca delas. Isto inclui dar-lhes a conhecer tanto a forma como usualmente elas ocorrem, ou seja, de que forma se costumam comportar os burlões, e de que estratégias se servem. Por outro lado, inclui também as formas como os idosos se poderão proteger destas situações e responder-lhes melhor. O aspecto mais importante a realçar aqui é que convém convencê-los a não confiarem em estranhos, sobretudo quando o dinheiro é trazido à conversa. Desde pedidos de ajuda presenciais, mas passando também por ofertas por telefone que envolvem um pequeno investimento, a simples menção de dinheiro é logo motivo para que o idoso fique ainda mais alerta. Tenha em atenção que, por norma, quanto mais tempo o idoso permite que uma conversa com um burlão se prolongue, mais aumenta a probabilidade de o burlão ser bem sucedido. Não se esqueça de que estes indivíduos estão habituados a desenvolver este tipo de esquemas e actividades ilícitos e, quanto maior interacção houver, melhor eles conseguirão perceber as vulnerabilidades dos idosos que pretendem burlar. Outra das coisas a garantir é que o idoso desconfie sobretudo de negócios que parecem demasiado bons para ser verdade. Se desconhecer a pessoa que o está a abordar, nunca abrir a porta. Igualmente, desconfie de pessoas que se apresentam como funcionários de companhias como as de telefones, de água ou electricidade que pretendam receber dinheiro em mãos, pois esses procedimentos nunca decorrem desse modo.