Adblock – para uma navegação mais agradável... mas não só
Qualquer pessoa que use a internet há algum tempo reconhecerá muito facilmente que a quantidade de anúncios indesejados, de todas as formas e feitios, com que nos deparamos durante a navegação, tem aumentado consideravelmente. Mas isto não quer dizer que tenhamos de suportar este cenário para sempre. Até porque aqui entra o adblocker.

Adblock – o que é?
O adblock é uma de muitas extensões que pode adicionar ao browser que utiliza para navegar na internet. Tanto o firefox, da mozilla, como o chrome, da google, e ainda o internet explorer, da microsoft, suportam eficientemente esta extensão. Em princípio, o adblock funcionará em conjunção com qualquer um destes sem dar origem a problemas de compatibilidade. Outra das características deste software é o facto de ser totalmente gratuito. Para fazer o seu download, qualquer utilizador não necessita de dispender um único cêntimo.
A instalação é difícil?
Instalar o adblock é bastante fácil. O grau de conhecimentos informáticos requeridos para que possa instalar esta extensão e adicioná-la ao seu browser, ou ainda activá-la ou desactivá-la, não é nada de especial. Bem pelo contrário, qualquer pessoa que esteja minimamente habituada a lidar com computadores e com a internet deve conseguir baixá-lo, instalá-lo e activá-lo numa questão de poucos minutos.
Para que serve?
Muito resumidamente, pode dizer-se que o adblock, tal como o seu próprio nome indica, bloqueia anúncios com que um utilizador pode deparar-se ao navegar na internet. Isto contribui para que a sua experiência de navegação, especialmente se esta envolver a consulta de muitos sites num curto espaço de tempo, se torne muito mais agradável. Além de muitos anúncios que se encontram por aí serem extremamente intrusivos, à medida que se acumulam, eles podem prejudicar inclusivamente a velocidade da sua navegação, tornando-a mais lenta. Por outro lado, ao impedir a abertura de muitos anúncios que funcionam como janelas de pop up, permite-lhe estar concentrado a usufruir dos conteúdos a que pretende aceder na internet, em vez de estar a preocupar-se em procurar os botões de fechar de múltiplas janelas que se abrem num espaço minúsculo de tempo. Além disso, o adblock é configurável, ou seja, você pode escolher até que ponto deseja ver-se livre de anúncios. Assim, consoante a sua selecção, algum tipo de anúncios, sobretudo os que têm menos probabilidade de causar danos ao seu computador, podem continuar presentes na sua navegação, desde que você assim o deseje.
O adblock e a protecção do seu computador
Contudo, a utilidade do adblock não se esgota por aqui. Ele traz ainda outros benefícios, sobretudo no que diz respeito a navegar com mais segurança. Ao bloquear vários anúncios, o adblock limita a comunicação de dados que o seu computador faz com a internet. Nomeadamente, ele impede que o seu computador faça o download automático (normalmente, é um processo em que nem reparamos) da informação, ou mesmo dos programas, que alguns anúncios e páginas tentam transmitir automaticamente ao seu computador. Além disso, o adblock constitui mais uma forma de bloquear o seu acesso a alguns sites, desde que eles façam parte de determinadas listas negras. Destas listas negras, fazem parte sites que são conhecidos por difundirem na internet o chamado malware, ou seja, o software que pode ter efeitos indesejados no seu computador. Como uma nota final, deixamos apenas um aivso. Apesar de contribuir para que a segurança da sua navegação na internet aumente, o adblock não substitui o seu anti-vírus ou a sua firewall. Ele funciona como um acrescento a estes programas. Portanto, não desactive estes outros softwares de protecção que tem instalados.