Como lidar com chamadas de call centers
A maioria de nós já experimentou aquele momento desagradável em que, depois de atender um número que desconhecemos, nos deparamos com a voz de um desconhecido que quer a todo o custo impingir-nos produtos. Haverá algo que possamos fazer para evitarmos este tipo de telefonemas, ou pelo menos, diminuir a frequência com que temos de lidar com eles?
Se já teve de atender este número de chamadas, há algumas atitudes que pode tomar para minimizar as hipóteses de ser importunado novamente.

Como funciona um call center
Primeiro que tudo, é importante que as pessoas tenham uma noção mais realista do que é, de facto, um call center. Na maioria dos casos, os call centers funcionam por outsorcing. Quer isto dizer que são empresas contratadas por outras empresas para realizarem um determinado serviço. No caso dos call centers e do telemarketing, esses serviços consistem na venda ou divulgação de produtos, ou na angariação de dados e outras informações, sendo que estes processos funcionam através de um contacto telefónico.
Convém ainda perceber que, na maioria dos casos, os operadores são empregados mal pagos, num trabalho com más condições, que são fortemente pressionados no sentido de obterem resultados, independentemente dos meios. Desta forma, quem está do lado de lá do telefone terá um único interesse em mente: atingir os seus objectivos, para manter o seu posto de trabalho e ganhar dinheiro para a companhia.
Formas de se prevenir relativamente a este tipo de chamadas
Um dos comportamentos que é fortemente recomendado quando é alvo deste tipo de chamadas é, muito simplesmente, nunca aceitar comprar nada através do telefone, sobretudo quando está a receber uma chamada não solicitada. Tente sempre falar com segurança e decisão, ainda que não seja necessário descarregar a sua insatisfação em cima do operador que está a falar consigo. Simplesmente, não ceda aos seus argumentos. Do mesmo modo, assegure-se de que não está a divulgar dados pessoais ao telefone. Nalgumas circunstâncias, empresas deste tipo estiveram associadas a práticas fraudulentas e a divulgação dos seus dados pode ter efeitos nocivos para si. Provavelmente, no mínimo, serão comunicados ou passarão a fazer parte de bases de dados, o que significa que aumentam as probabilidades de receber este tipo de chamadas não solicitadas mais vezes.
Um procedimento que deve adoptar sempre que recebe estas chamadas é anotar o número através do qual estão a ligar para si. A primeira coisa que deve fazer ao atender este tipo de chamadas é fazer bastantes perguntas. Note que, muitas vezes, o operador que está do outro lado tentará dissuadi-lo de o fazer, simplesmente porque isso é contrário aos seus interesses que consistem em vender, ou divulgar, ou recolher dados tão rapidamente quanto possível.
Entre as questões que deverá colocar, algumas são essenciais. A primeira é perguntar o nome do operador com quem está a falar. É conveniente perguntar o nome completo e não apenas o primeiro nome, de forma a identificá-lo se tal se mostrar necessário. A segunda questão deve ser sempre perguntar qual é a empresa para a qual a pessoa está a trabalhar. Seguidamente, deve perguntar ao operador como é que a empresa conseguiu o seu número.
Se não estiver minimamente interessado nos produtos ou serviços que lhe estiverem a ser oferecidos, e cuja compra através de telefone é sempre pouco recomendada, peça expressamente para retirarem o seu nome da base de dados da empresa.
No caso de o operador não querer responder a estas perguntas, peça para falar com um supervisor. Se já tiver solicitado que não o contactassem novamente e essa empresa continuar a insistir, através de um único ou vários números, deve denunciar a empresa às autoridades competentes.